SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: o papel do ensino e da pesquisa
Neste artigo, Vera Rudge Werneck
trabalha a questão do processo de construção do conhecimento,
deixando claro que é preciso um cuidado nos termos utilizados na construção dos
saberes para assim constituir um melhor processo de avaliação da aprendizagem.
Para esta tarefa, há um foco nas
origens da construção do conhecimento e também uma reflexão sobre o “construtivismo”
e o papel das instituições educacionais quanto aos objetivos do ensino e da
pesquisa.
O texto procura demonstrar ainda que
o ato de ensinar e aprender são uma tarefa da escola ao passo que o “fazer
ciência” é dever da comunidade científica e que, apesar de coisas distintas,
ambas devem se complementar.
Com relação ao termo “ensino”, o trabalho
é claro em considerar que este não deve significar apenas a “transmissão do já
conhecido”, mas um processo que pode levar à capacidade de observação e de
reflexão crítica.
Neste contexto, fica claro que o processo
de aprendizagem não deve se confundir com o da produção científica, mas sim
antecedê-lo.
Segundo Werneck, o bom ensino deve
ocorrer não como um armazenamento de informações, mas como processo formativo
de referenciais e desenvolvimento da capacidade de avaliação, etapa essencial e
fundamental para a produção científica e tecnológica.
Com relação à pesquisa científica, o
conteúdo defende a condição do uso de metodologias adequadas ao assunto
pesquisado, de dedicação, originalidade e de investimentos financeiros para
resultados seguros e satisfatórios.
Ao
longo do artigo, são discutidos: A precisão terminológica; A
noção de construção; O conceito de conhecimento; O que
é o construtivismo; Os processos de ensino e aprendizagem;
O
papel das instituições de ensino, entre diversas outras considerações a
respeito do tema.
Recomendamos a leitura e para tal,
basta clicar no botão abaixo e fazer download.
Boa Leitura!
WERNECK, Vera Rudge. Sobre o processo de construção do
conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: aval.pol.públ.Educ.
[online]. 2006, vol.14, n.51, pp.173-196. ISSN 0104-4036.
Obs. A autora deste artigo não mantém relações diretas com nosso blog. Apenas estamos compartilhando seu artigo pois acreditamos que o mesmo tenha grande importância para quem deseja compreender o processo de "construção do conhecimento e aprendizagem". Sinta-se à vontade para nos indicar outros conteúdos de relevância.
Obs. A autora deste artigo não mantém relações diretas com nosso blog. Apenas estamos compartilhando seu artigo pois acreditamos que o mesmo tenha grande importância para quem deseja compreender o processo de "construção do conhecimento e aprendizagem". Sinta-se à vontade para nos indicar outros conteúdos de relevância.
Gostou de nossa dica?
Avalie fazer um dos cursos que
indicamos para nos ajudar a continuar compartilhando conteúdo de qualidade.
0 COMENTÁRIOS