POR QUE ESTUDAR OU PARA QUE ESTUDAR E COMO APRENDER?
A pergunta certa a se fazer é
"para que estudar?", afirma Ethel Peternelli, professora responsável
pela Aula 3 – Motivação para Estudar, da Série ProfessorEventual, Volume III, produzida pelo Centro de Produções Técnicas – CPT.
E as respostas para a pergunta acima
são várias:
Estuda-se para adquirir conhecimento;
Estuda-se para criar e mudar comportamentos;
Estuda-se para adquirir hábitos, etc.
Estuda-se para adquirir conhecimento;
Estuda-se para criar e mudar comportamentos;
Estuda-se para adquirir hábitos, etc.
É assim que começamos a aprender.
Mas, afinal, o que é aprender?
Aprender
é quando adquirimos conhecimentos e tornamo-nos aptos para chegar a um
propósito traçado. Seja escrevendo, resumindo,
assistindo ou esquematizando adquire-se conhecimento para alcançar objetivos.
Ao professor cabe a tarefa de ser o grande responsável
por criar condições e oportunidades que facilitem o processo de aprendizagem do
aluno.
E de que forma ele faz isso?
Planejando e preparando muito bem suas aulas;
Usando metodologias apropriadas e variadas;
Criando um ambiente em sala de aula que seja atraente e agradável, favorecendo a aprendizagem pelo estudante.
Planejando e preparando muito bem suas aulas;
Usando metodologias apropriadas e variadas;
Criando um ambiente em sala de aula que seja atraente e agradável, favorecendo a aprendizagem pelo estudante.
Na
visão construtivista do processo de aprender, o professor não tem o poder de
causar diretamente a aprendizagem. Quem causa a aprendizagem é o próprio
estudante. Mas isso não torna menos
importante o papel do professor. Pelo contrário, os professores são muito
importantes, pois sua missão é a de facilitador. Ele é o guia, é o exemplo, e,
principalmente, o motivador. É quem mostra o caminho.
O aluno é, por sua vez, o orientado
que participa do processo ensino-aprendizagem.
Apesar de sabermos que estudamos por
diversos motivos, seja para adquirir conhecimentos e/ou criar ou mudar
comportamentos, fica claro através dos estudos mais modernos que o professor
não é o único responsável pela aprendizagem dos estudantes.
Cabe a ele traçar estratégias para
orientar seus alunos, atuando como um facilitador de aprendizagem.
Para o desenvolvimento desta importante tarefa é fundamental que o professor considere os resultados de alguns estudos que apontam a insatisfação de muitos alunos que acham o estudo chato e que somente estudam porque os pais os obrigam.
São estereótipos rotulados pelo simples fato de não se sentirem estimulados, por não usufruírem a vivência de práticas metodológicas aplicadas pelo facilitador.
Portanto, ao profissional docente fica a responsabilidade de manter o estudante envolvido e motivado, devendo para tal tarefa pensar em metodologias práticas que vão colaborar no desenvolvimento dessas habilidades.
São estereótipos rotulados pelo simples fato de não se sentirem estimulados, por não usufruírem a vivência de práticas metodológicas aplicadas pelo facilitador.
Portanto, ao profissional docente fica a responsabilidade de manter o estudante envolvido e motivado, devendo para tal tarefa pensar em metodologias práticas que vão colaborar no desenvolvimento dessas habilidades.
Texto adaptado a partir de material produzido
por Silvana Teixeira e publicado originalmente no portal de cursos do CPT
(Centro de Produções Técnicas) - www.cpt.com.br.
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Conheça toda a Série CPT: “Professor Eventual, Volume III”,
disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:
Aula 1- Transtornos Alimentares
(Anorexia, Bulimia, Gordorexia e Vogorexia)
Aula 2- Jovem Cidadão
Aula 3- Motivação para Estudar
Aula 4- Postura Profissional do
Estudante
Aula 5- Desenvolvimento de Carreira
para Jovens
Aula 6- O desafio do Primeiro
Emprego
Aula 7- Trabalho e Consumo
Aula 8- Ética para Jovens
Aula 9- Fotossíntese: A Equação da
Vida
Aula 10- Posturas e Regras em
Eventos Solenes
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