POR QUE ESTUDAR OU PARA QUE ESTUDAR E COMO APRENDER?

by - abril 17, 2020

POR QUE ESTUDAR OU PARA QUE ESTUDAR E COMO APRENDER?

Por que estudar ou para que estudar: qual pergunta você se faria?

A pergunta certa a se fazer é "para que estudar?", afirma Ethel Peternelli, professora responsável pela Aula 3 – Motivação para Estudar, da Série ProfessorEventual, Volume III, produzida pelo Centro de Produções Técnicas – CPT.

E as respostas para a pergunta acima são várias:

Estuda-se para adquirir conhecimento;
Estuda-se para criar e mudar comportamentos;
Estuda-se para adquirir hábitos, etc.
É assim que começamos a aprender.

Mas, afinal, o que é aprender?

Aprender é quando adquirimos conhecimentos e tornamo-nos aptos para chegar a um propósito traçado. Seja escrevendo, resumindo, assistindo ou esquematizando adquire-se conhecimento para alcançar objetivos.

Ao professor cabe a tarefa de ser o grande responsável por criar condições e oportunidades que facilitem o processo de aprendizagem do aluno.


E de que forma ele faz isso? 

Planejando e preparando muito bem suas aulas;
Usando metodologias apropriadas e variadas;
Criando um ambiente em sala de aula que seja atraente e agradável, favorecendo a aprendizagem pelo estudante.

Na visão construtivista do processo de aprender, o professor não tem o poder de causar diretamente a aprendizagem. Quem causa a aprendizagem é o próprio estudante. Mas isso não torna menos importante o papel do professor. Pelo contrário, os professores são muito importantes, pois sua missão é a de facilitador. Ele é o guia, é o exemplo, e, principalmente, o motivador. É quem mostra o caminho.

O aluno é, por sua vez, o orientado que participa do processo ensino-aprendizagem. 

Apesar de sabermos que estudamos por diversos motivos, seja para adquirir conhecimentos e/ou criar ou mudar comportamentos, fica claro através dos estudos mais modernos que o professor não é o único responsável pela aprendizagem dos estudantes.

Cabe a ele traçar estratégias para orientar seus alunos, atuando como um facilitador de aprendizagem.


Para o desenvolvimento desta importante tarefa é fundamental que o professor considere os resultados de alguns estudos que apontam a insatisfação de muitos alunos que acham o estudo chato e que somente estudam porque os pais os obrigam.

São estereótipos rotulados pelo simples fato de não se sentirem estimulados, por não usufruírem a vivência de práticas metodológicas aplicadas pelo facilitador.

Portanto, ao profissional docente fica a responsabilidade de manter o estudante envolvido e motivado, devendo para tal tarefa pensar em metodologias práticas que vão colaborar no desenvolvimento dessas habilidades.

Texto adaptado a partir de material produzido por Silvana Teixeira e publicado originalmente no portal de cursos do CPT (Centro de Produções Técnicas) - www.cpt.com.br.

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Aula 1- Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia, Gordorexia e Vogorexia)
Aula 2- Jovem Cidadão
Aula 3- Motivação para Estudar
Aula 4- Postura Profissional do Estudante
Aula 5- Desenvolvimento de Carreira para Jovens
Aula 6- O desafio do Primeiro Emprego
Aula 7- Trabalho e Consumo
Aula 8- Ética para Jovens
Aula 9- Fotossíntese: A Equação da Vida
Aula 10- Posturas e Regras em Eventos Solenes

Confira no vídeo a seguir um breve trecho deste material:

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